Home / DESTAQUE / Teatro e filosofia em peça sobre Hannah Arednt no Teatro SESI/Itaperuna

Teatro e filosofia em peça sobre Hannah Arednt no Teatro SESI/Itaperuna

Uma homenagem pelos 40 anos de morte de Hannah Arendt (1906 – 1975),  filósofa alemã e uma das principais pensadoras do século XX. A peça “ Por amor ao Mundo” – um encontro com Hannah Arendt, da premiada escritora Marcia Zanelatto, entra em cartaz esta semana nos Teatros SESI da região.

 Discriminada por sua origem judaica, testemunha da ascensão de Hitler em seu país e feita prisioneira em um campo de concentração, de onde escaparia rumo aos Estados Unidos, Hannah construiu uma consistente teoria política sobre o totalitarismo que, em larga medida, reflete sua própria experiência.

A peça é descrita como um documentário cênico, onde o trabalho dialoga com a banalização do mal, tema profundamente abordado na carreira da filósofa alemã.

 Assim como outros textos de Zanelatto, o espetáculo não segue uma linha temporal e atravessa vários momentos da vida e do pensamento de Hannah Arendt, a partir de um narrador, que apresenta momentos de sua vida e obra.

 Hannah é interpretada pela atriz Kelzy Ecard, que no palco é acompanhada de Carolina Ferman e Michel Robim. A direção é de Isaac Bernat  em parceria com Marcia Zanelatto. A dupla fecha uma trilogia sobre mulheres marcantes do século XX que também inclui a cantora Clara Nunes e a poeta portuguesa Florbela Espanca.

A apresentação acontece no dia 20/08 no Teatro SESI de Itaperuna, às 20h. O Teatro SESI Itaperuna está localizado à Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, número 883, bairro Presidente Costa e Silva. Os ingressos já estão à venda nas bilheterias dos teatros custam R$ 22. Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados ao SESI pagam meia-entrada.