Home / DESTAQUE / Polícia Ambiental realiza grande operação e resgata 80 pássaros em Itaperuna

Polícia Ambiental realiza grande operação e resgata 80 pássaros em Itaperuna

Grande operação deflagrada nesta quarta-feira (15), em duas residências de Itaperuna, culminou com o resgate de 80 aves, mantidas ilegalmente em cativeiro. De acordo com militares da 3ª UPAM/Parque Desengano (subtenente Rodrigues, sargento Magalhães e cabo Brum), a ação só foi possível, graças à ajuda da população que denunciou a irregularidade.

Os agentes se deslocaram até a Rua Carolina Campos, no bairro Niterói, onde com a autorização do vigia A.S.M., de 54 anos, realizaram busca no imóvel, encontrando em seu interior, 30 aves, entre as quais, nove trinca- ferros, oito sanhaços, dois galos da serra, quatro canários da terra, e nove coleiros.

Minutos depois na mesma rua, no terraço da residência do aposentado S.P.O., de 62 anos, os policiais aprenderam mais 50 animais – 34 canários da terra, sete azulões e nove coleiros – aprisionados em gaiolas. Nenhum dos envolvidos possuía qualquer documentação autorizativa dos órgãos competentes para manter a criação.

Por esta razão, ambos foram conduzidos até a 143ª Delegacia e autuados por crime ambiental pelo delegado Henrique Vitor Lobato, que determinou que os pássaros fossem submetidos à perícia e após avaliação de biólogos, posterior devolução ao habitat natural, no próprio parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena. Os envolvidos responderão em liberdade.

Da redação da Rádio Natividade

passaro 01 passaro 02 passaro 03