Home / DESTAQUE / Chuva de granizo causa estragos e deixa feridos em São José do Calçado (ES)

Chuva de granizo causa estragos e deixa feridos em São José do Calçado (ES)

O município de São José do Calçado, na região Sul do Espírito Santo, que faz limite com Bom Jesus do Itabapoana, na região Noroeste Fluminense, foi atingido por uma chuva de granizo, na noite desta quarta-feira (01), com diversas pessoas precisando de atendimento médico. Durante o temporal, muitos carros tiveram os vidros quebrados. Igrejas e o prédio da prefeitura também registraram estragos nos vidros e cidade ficou por várias horas sem energia elétrica e a qualquer momento poderá ser decretado estado de calamidade pública.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Rafael Piconi da Silva, o município está em estado de emergência e equipes da vizinha Bom Jesus do Norte, auxiliam nos trabalhos.

“Ontem (quarta) choveu 40 minutos de forte chuva, com ventos fortes e granizo. Dezenas de casas no centro foram destelhadas e pessoas ficaram com ferimentos leves causados pelas ponta dos telhados de amianto,  perfurados pelo granizo”, disse.

De acordo com informações da Polícia Militar, algumas casas e escolas foram danificadas e famílias ficaram desalojadas na cidade. No momento do temporal foram acionados a companhia de energia elétrica, o Corpo de Bombeiros de Guaçuí, e as Defesas Civis dos municípios de Bom Jesus do Norte e São José dos Calçado para começarem a retirada de árvores na rodovia ES-484 com o apoio dos policiais militares.

Ainda segundo autoridades locais, 12 pessoas foram encaminhadas para hospital da cidade com leves, causados pelas pedras de gelo e também pelas telhas que voaram pela cidade no momento de ventos fortes. O hospital informou que as vítimas estão sendo atendidas e liberadas.

Mais chuva

De acordo com as informações do Incaper, a previsão desta quarta não indicava que as áreas de instabilidade se desenvolvessem com a intensidade ocorrida. Por nota, o Instituto informou que é muito provável que uma soma de fatores possa ter resultado na intensificação das nuvens de chuva. Os ventos chegaram a quase oito km/h.

Ainda de acordo com o Incaper, no município de São José do Calçado choveu cerca de 37 milímetros, o que significa 23% de chuva acima do esperado. Para hoje, o Incaper informou que na Região Sul o tempo permanece instável e há possibilidade de chuva isolada também em parte do Noroeste e na Grande Vitória.

Da redação com informações de A Gazeta