Home / DESTAQUE / Com 280 casos confirmados, Varre-Sai intensifica o combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya

Com 280 casos confirmados, Varre-Sai intensifica o combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde, está realizando um trabalho intensificado na cidade de prevenção e combate ao Aedes aegyti, mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Varre-Sai possui hoje 280 casos confirmados de dengue.

A Secretaria de Estado de Saúde dará assistência ao município por quatro semanas com aplicação espacial de inseticida, realizada pelo carro fumacê da Secretaria. De acordo com o supervisor geral de combate à dengue de Varre-Sai, Marcelo de Jesus Martins, o intuito é controlar ou até eliminar a dengue no município.

“O veneno aplicado é o Malation, inseticida preconizado pelo Estado do Rio de Janeiro”, explicou.

Para a aplicação do inseticida está sendo utilizado um carro fumacê e o trabalho é desenvolvido por dois agentes estaduais de Saúde que operam o equipamento, formado ainda por uma bomba de aplicação de inseticida.

“Realizamos o nosso trabalho de prevenção com mutirões de limpeza por toda a cidade para retirada de possíveis criadouros e orientação à comunidade. Mas foi necessário pedir o apoio da Secretaria de Estado de Saúde para um combate mais eficaz”, disse a secretária de Saúde de Varre-Sai, Silvana Viana Ferreira.

Terminada essa etapa da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai vai continuar com o trabalho de visitas domiciliares contando agora com o reforço de dois agentes de endemias concursados, recém empossados, que ajudarão no combate à dengue no município.

Sala de hidratação- Para amparar as pessoas contaminadas pela doença, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, através de uma doação da Secretaria de Estado de Saúde, uma sala de hidratação para a recuperação mais rápida da doença.

A sala conta com dez poltronas almofadadas e inclináveis, suportes e soro, material necessário para amenizar os efeitos da dengue no organismo.

Foi doado ainda pelo Governo do Estado um veículo Nissan Versa para ser utilizado no transporte de pacientes que contraíram a doença para realização de consultas e exames.

Da redação com informações do Decom/Silaine Terra