Home / NATIVIDADE AGORA / Ator natividadense participa de mais um filme

Ator natividadense participa de mais um filme

O município de Muriaé (MG) foi cenário de mais uma produção cinematográfica. Trata-se do curta-metragem “A Luta” do diretor Bruno Bennec, uma produção inédita e fictícia, que conta com a participação do ator natividadense Marcelo Costa (foto acima à esquerda).

As filmagens foram feitas além de Muriaé, nas localidades de Pirapanema, Pico do Itajuru, Belizário e fazendas históricas. O elenco conta com os atores Marcelo Costa, Euler Luz, Ailton Malta, Andrea do Valle, Edirley Magalhães, Gil Narrara, Fabricio Masse, Matheus Aredes, Jaine Heloisa e participação especial do cineasta muriaeense Carlos Scalla. No elenco infantil, os meninos Leandro Coimbra e Luiz Gustavo fazem Tinin e Mindin. O filme foi contemplado pelo projeto “Usina Criativa de Cinema”, que apoia a produção de curtas metragens da Zona da Mata de Minas Gerais, através do Polo Áudio Visual.

SINOPSE “A LUTA”

O curta-metragem “A LUTA” é inspirado num fato real ocorrido na década de 30 e conta a história do garoto Tininho e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling, alemão, símbolo da política racista de Hitler. Schmeling venceu o primeiro confronto de 12 assaltos, nas Olimpíadas de 1936. A luta é considerada até hoje, uma das maiores de todos os tempos. A revanche aconteceria dois anos depois nos Estados Unidos, no dia 22 de junho de 1938. Joe Louis venceu categoricamente no primeiro assalto por nocaute, tendo durado a luta exatos 2’ 04’’. A história se passa na roça, próximo  à Muriaé, no pequeno distrito do Divisório, na Zona da Mata de Minas Gerais.

Na época, apenas exibições de filmes esporádicos e em lugares improvisados, além de um único rádio, serviam de ponte para o que acontecia mundo afora. A luta marcou uma das primeiras transmissões esportivas ao vivo do rádio nacional e foi narrada por Gagliano Neto, locutor da Rádio Clube Brasil e ícone do rádio brasileiro, que transmitiu ao vivo, neste mesmo ano, o Campeonato Mundial de Futebol, realizado na França. “A LUTA” é a história de um momento de descobertas e novidades, o futuro começava a chegar um pouco mais rápido. O cinema, mesmo que de vez em quando, o rádio, definitivamente, e os sonhos, ultrapassando novos limites.

Da redação da Rádio Natividade com informações de Silvan Alves

curta 02 curta 03 curta 04 curta 05 curta 06 curta 07

marcelo 01 marcelo 02 marcelo 03