Home / DESTAQUE / Distrito de Bom Jesus do Itabapoana recebe evento cultural nesta sexta-feira

Distrito de Bom Jesus do Itabapoana recebe evento cultural nesta sexta-feira

O SESI Rio lança a publicação “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” e promoverá uma série de debates, palestras e shows gratuitos em diversas cidades do estado. O primeiro município a receber o projeto será Bom Jesus do Itabapoana (6/5), no distrito de Rosal. A pequena comunidade é conhecida pelo tradicional “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal” que está retratado na publicação. No livro, as autoras Eliane Costa e Mayra Jucá, mestres em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontam como os projetos da instituição impactam na formação de plateia, na promoção de novos artistas e no fortalecimento de economias criativas das diversas regiões do estado.

O livro analisa quatro projetos do SESI Cultural presentes em cidades do interior do estado e na capital. Além do “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal”, que resgata a musicalidade e movimenta a economia de Bom Jesus do Itabapoana e região; o “Nasce uma Cidade”, projeto que inova a forma de apresentar ao público a história de Barra Mansa por meio de intervenções urbanas; o “Rede Criativa”, espaço de cocriação da classe artística de cada local onde o projeto está presente, e o “X-Tudo”, que ocorre em toda a rede de teatros SESI Rio e traz uma programação diversificada, com artistas de sucessos nacionais e profissionais locais das cidades onde o evento acontece.

 O SESI Rio criou seu programa destinado à cultura em 2004, com o objetivo de incentivar o surgimento de empreendedores artísticos e oferecer visibilidade e oportunidade para grupos, companhias, artistas e agentes culturais das diversas regiões do Estado. Hoje, o programa é referência nacional na promoção do acesso à cultura.

 O lançamento do livro “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” vai percorrer as cidades onde os programas da instituição acontecem e impactam fortemente na economia local.

Serviço:

Dia 06 de maio, às 19h – Rosal, Bom Jesus do Itabapoana

Local: Clube da Terceira Idade. Informações: (22) 3811-9219

Abertura: Vídeo do 5º Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal

Mesa: “A atuação do SESI Cultural para o desenvolvimento das cidades com potencial criativo”, com mediação de Olga Acosta, responsável pelo Teatro SESI de Itaperuna.

Participantes: Sávio Saboia, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Bom Jesus do Itabapoana e Antenor de Oliveira, coordenador de Cultura e Arte do SESI-RJ

Encerramento: Grupo academia do Choro de Miracema

Entrada Franca / Classificação: 16 anos

Rosal