Home / DESTAQUE / Agenda Cultural: Música instrumental é destaque neste sábado em Itaperuna

Agenda Cultural: Música instrumental é destaque neste sábado em Itaperuna

Dois grandes nomes da música instrumental brasileira, Marco Pereira (violonista) e Toninho Ferragutti (acordeonista), fazem apresentação única em Itaperuna neste sábado (16). A dupla leva o repertório de seu último disco, ‘Comum de Dois’, composto por músicas autorais e releituras de grandes sucessos. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Em Itaperuna a apresentação acontece no Teatro SESI, às 20h, na Avenida Deputado José de Cerqueira Garcia, 883, Presidente Costa e Silva (Cehab).

Com carreiras consagradas no Brasil e no exterior, a trajetória da dupla começou há mais de vinte anos e em 2014 eles lançaram o primeiro disco em parceria. Com exceção de ‘Caymmi x Nazareth’ (com releituras de Dorival Caymmi e Ernesto Nazareth) e ‘Mulher Rendeira’ (Zé do Norte), o disco ‘Comum de Dois’ traz uma seleção que valoriza temas autorais. Marco Pereira compôs ‘Amigo Léo’, ‘Flor das águas’ e ‘Bate-coxa’ e Toninho Ferragutti assina outras quatro músicas: ‘Flamenta’, ‘Victoria’, ‘Nova’ e ‘Sanfonema’. “Nós temos uma identidade musical parecida. O Toninho foi muito feliz na hora de batizar o disco. Cada um traz uma bagagem própria, mas na hora em que tocamos juntos, tiramos da mala aquilo que é comum dos dois”, comenta Marco Pereira.

Um dos grandes violonistas do país, Marco Pereira gravou com outros importantes nomes da música brasileira como Roberto Carlos, Gal Costa, Tom Jobim e Paulinho da Viola, entre outros. A trajetória de seu parceiro, o instrumentista, compositor e arranjador, Toninho Ferragutti, é marcada pelo lançamentos de oito CDs autorais, indicações ao Grammy Latino e outras premiações de peso na música.