Home / DESTAQUE / Salários dos servidores do RJ deverão ser pagos em duas parcelas

Salários dos servidores do RJ deverão ser pagos em duas parcelas

Nesta segunda-feira (28), o vice-governador Francisco Dornelles, que assumiu o lugar do governador Luiz Fernando Pezão, licenciado em decorrência de um câncer, teria segundo o Jornal O Globo, tomado uma decisão difícil, ao se reunir com os três secretários de estado que integram o gabinete de crise. Sem dinheiro suficiente em caixa, o governo teria que optar por parcelar em duas vezes os vencimentos do mês de março dos servidores, que seriam quitados em 14 e 28 de abril.

Segundo fontes do governo do estado, a “situação é dramática”, pois não há dinheiro suficiente para cobrir a folha, que é de cerca de R$ 3,4 bilhões, incluindo os aposentados. Com isso, o Rio vai copiar uma medida implementada pelo governo do Rio Grande do Sul, que dividiu o pagamento dos servidores públicos em quatro vezes, desde o ano passado. O governo do Rio já tinha alterado a data de pagamento do segundo dia útil de cada mês para o sétimo e, depois, para o décimo.

Apesar de estar estabelecido agora que a data limite para o pagamento do funcionalismo é o dia 17 de cada mês, isso poderá sofrer mudanças em abril. O estado também parcelou em cinco vezes a segunda parcela do 13º salário. O governo atribui o impacto na folha de pagamento aos reajustes salariais realizados na atual gestão e à contratação de mais PMs, que deu um salto de 30 mil para 50 mil.

Da redação da Rádio Natividade