Home / DESTAQUE / Noroeste Fluminense: Gestão financeira nas empresas é tema de curso para o setor de alimentos
Participantes conheceram conceitos e processos determinantes para assegurar a liquidez e a rentabilidade das empresas

Noroeste Fluminense: Gestão financeira nas empresas é tema de curso para o setor de alimentos

O auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense reuniu, na última semana, empresários e profissionais do setor de Alimentos da região para o curso de Gestão Financeira nas Empresas. A capacitação foi promovida através de uma parceria entre o Sistema FIRJAN, por meio do Programa de Educação Executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e o Sindicato das Indústrias de Alimentação do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sianerj).

Durante três dias de curso, os participantes puderam conhecer conceitos e processos determinantes para assegurar a liquidez e a rentabilidade das empresas, independente do porte. O conteúdo apresentou os principais demonstrativos contábeis, aplicação e análise de indicadores financeiros usados pelas organizações, elaboração e análise do fluxo de caixa gerencial, além de administração do capital de giro e orçamento empresarial.

“São importantes instrumentos financeiros capazes de auxiliar os gestores das empresas na tomada de decisões”, destacou o palestrante Fabrício Molica de Mendonça, doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, com vasta experiência em treinamentos na área de custos, orçamento empresarial, análise de investimentos e aplicação de instrumentos financeiros em gestão.

O palestrante ressaltou ainda a importância da gestão financeira para combinar adequadamente os recursos disponíveis aos investimentos necessários e viáveis, bem como às condições econômicas vigentes. E apontou como gargalo a falta de conhecimento dos gestores sobre finanças, sobretudo se o contador for terceirizado. “Se o contador estiver fora da empresa, o empresário ou gestor pode passar informações insuficientes, comprometendo a prosperidade da empresa. É importante que esteja atento e tenha noções de gestão financeira para evitar esse risco”, complementou.

Sobre o IEL do Rio – O Instituto Euvaldo Lodi do estado do Rio é a casa do Sistema FIRJAN que realiza a integração do mundo empresarial com a universidade, promovendo a formação e o aprimoramento técnico das empresas. Para tanto, desenvolve programas e projetos, bem como apoia a gestão da inovação e o desenvolvimento tecnológico com o objetivo de proporcionar ganhos na gestão e no aumento da competitividade. O Sistema FIRJAN é formado por cinco entidades, que trabalham de forma integrada para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio: o próprio IEL, a FIRJAN, o SENAI, o SESI e o CIRJ.