Home / DESTAQUE / Comissão presidida pelo deputado Jair Bittencourt promove evento de prevenção ao AVC

Comissão presidida pelo deputado Jair Bittencourt promove evento de prevenção ao AVC

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Jair Bittencourt, promoveu o evento ALERTA SOBRE OS RISCOS DO AVC, uma parceria com a Rede Brasil AVC, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – através do Hospital Universitário Pedro Ernesto – e a Cruz Vermelha do Brasil. A ação aconteceu na lateral do Palácio Tiradentes, junto ao Paço Imperial. Nesta data, 29 de outubro, é comemorado mundialmente o Dia de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).

– Trata-se de um evento de divulgação sobre a necessidade de prevenção desta terrível doença. Fizemos uma ação de sensibilização, tanto da sociedade quanto do poder público, sobre a importância de se implementar uma linha de cuidados contra o AVC – afirmou o deputado estadual Jair Bittencourt.

Foram instaladas tendas no local, onde equipes de profissionais de saúde ofereceram à população serviços de medição da pressão arterial, da circunferência abdominal e de peso, além de esclarecimentos sobre a importância do diagnóstico precoce do AVC. Com início às 8 horas término às 17 horas, a ação realizou cerca de 300 atendimentos. Diversas autoridades e profissionais ligados à Saúde também estiveram no evento, que contou ainda com a visita do ex-atleta e técnico de futebol Ricardo Gomes.

Na ocasião, a Rede Brasil AVC fez o anúncio do aplicativo “AVC BRASIL”, que contará com diversas facilidades para auxiliar o diagnóstico, contendo ainda uma relação de unidades de atendimento ao AVC. O aplicativo estará disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS para ser baixado a partir do mês de dezembro.

Vale ressaltar que o deputado estadual Jair Bittencourt já apresentou na Alerj um projeto que altera a lei nº 5645, de 06 de janeiro de 2010, para incluir no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro o Dia Estadual do Acidente Vascular Cerebral. Uma forma de reforçar políticas de conscientização e ações referentes ao assunto.

Fatos e números do AVC:

O AVC será responsável por mais de 120 mil óbitos este ano no Brasil;

90% dos casos de AVC podem ser evitados com hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas adequadas e acompanhadas, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e outros excessos, além de manter o peso corporal sob controle, verificar constantemente a pressão arterial e as taxas de colesterol e glicose;

O AVC mata mais pessoas a cada ano do que AIDS, tuberculose e malária juntos;

Ele ocorre independente de idade ou sexo;

Estimativas do Ministério da Saúde sinalizam que, em 2015, o Brasil terá mais de 400 mil casos de AVC. Para se ter ideia do tamanho do problema, isso significa que a cada 5 minutos uma pessoa morre em decorrência dessa doença, fato que coloca o AVC como a segunda causa de morte no país;

De acordo com os últimos dados dos oficiais, publicados pelo Ministério da Saúde, em 2013, a região sudeste totalizou 43.497 mortes em decorrência do AVC, apresentando a seguinte estatística por estado: São Paulo (21.627), Rio de Janeiro (9.980), Minas Gerais (9.869), Espírito Santo (2.021);

Quando o AVC não conduz ao óbito, pode deixar graves sequelas, muitas vezes irreversíveis ou de tratamento demorado.

JAIR 02 JAIR 03 JAIR 04 JAIR 05 JAIR 06 JAIR 07