Home / DESTAQUE / Município de Itaperuna promove palestra sobre agrotóxicos

Município de Itaperuna promove palestra sobre agrotóxicos

Técnicos do Centro de Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana da FIOCRUZ participaram de evento realizado no Colégio Agrícola, juntamente com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e CEREST/NO, onde ocorreu a palestra “Impactos dos agrotóxicos à saúde e ao meio ambiente”. Dentre os palestrantes, a sanitarista Lise Barros e o engenheiro agrônomo Cláudio Fernando Vaz.

Segundo Lise Barros, o impacto do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana e ao ambiente, tem sido um tema discutido em todo o mundo. A comunidade científica tem dado atenção especial sobre o assunto e buscado junto aos setores responsáveis pela distribuição, armazenamento e liberação destes produtos, a minimização dos impactos, tanto da saúde como do ambiente. Ainda de acordo com a sanitarista, é preciso realizar um trabalho de conscientização junto às pessoas, buscando criar em cada cidadão, um conceito de avaliação sobre cada caso.

Patrícia Fróes, coordenadora do CEREST/NO, mencionou as complicações a que os trabalhadores estão sujeitos, quando expostos a agrotóxicos. “Quando se fala de ambiente, percebemos que os efeitos são mais nocivos ainda, pois, afetam os alimentos, os lençóis de água, vegetais e animais em geral. Essa palestra é de suma importância e nos mostrou um pouco mais sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde e no ambiente. Agora precisamos refletir e discutir quais os caminhos podemos trilhar, com responsabilidade, para a redução do uso de agrotóxicos”, comenta Patrícia.

Rachel Mafra, diretora do Colégio Agrícola, demonstrou satisfação com o evento, que reuniu profissionais da FIOCRUZ e profissionais da cidade, para debater o impacto dos agrotóxicos. “É enriquecedor para nós, momentos como estes, trazendo aos nossos alunos conhecimento e experiência na área que futuramente eles estarão atuando. Agradeço a todos por essa grande oportunidade”, comenta a diretora.

Ainda participaram do evento, os seguintes profissionais: Fernanda Junqueira, fisioterapeuta do CEREST/NO; Lauro Amaral, coordenador da Vigilância em Saúde de Itaperuna; Heron Macedo, coordenador do CVAS; Gesiney Botelho, coordenador do NICES – Educação em Saúde de Itaperuna; Robson Nascimento, enfermeiro do CETEST/NO; D’Estefano Marcondes, apoiador do COSEMS/RJ – NORTE e NO; Iago Américo, representante da Saúde do Trabalhador; Marilia Ramos, coordenadora da Vigilância Ambiental e Sanitária de Varre-Sai; Leize Moura, do CEREST/NO, dentre outros profissionais.

Da redação com Decom/PMI