Home / DESTAQUE / Governador Pezão inaugura “Estrada do Santuário” no município de Bom Jesus do Itabapoana

Governador Pezão inaugura “Estrada do Santuário” no município de Bom Jesus do Itabapoana

O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta segunda-feira (12/10), a estrada municipal Padre José Paulo Vieira (BI-17), conhecida como “Estrada do Santuário”. A intervenção executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, interliga Calheiros​ (2º distrito) ​​à localidade conhecida como Aparecidinha e ​ao Santuário de Nossa Senhora​ Aparecida, que recebe ​mais de dois mil peregrinos, todos os anos, nesta data.

​Além de incrementar o circuito turístico religioso da região, a obra favorece o escoamento da produção local de café, leite e hortaliças. Foram investidos R$ 2,8 milhões. ​

Após caminhar pela nova estrada e assistir missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Pezão conversou com fiéis. ​​

-​ É um prazer retornar aqui entregando esta obra. Hoje é um dia de sol muito diferente daquele quando visitei esta localidade. Lembro que chovia muito e havia carros derrapando nesta subida. É muito bom voltar e ver como esta estrada ficou bonita. Queremos começar imediatamente o asfaltamento até Arraial Novo – afirmou o governador.

O trecho recuperado, de quatro quilômetros, recebeu alargamento, passando a ter 8,20 metros (4,10 metros cada). Cerca de ​100 funcionários​ atuaram na obra.

​- Este acesso, em dias de chuva, só era possível através de veículos com tração.​ O asfaltamento trouxe mais qualidade de vida para a população – explicou a engenheira e diretora do DER-RJ no município, Maria de Fátima Santos.​

A “Estrada do Santuário” integra o circuito turístico religioso da região, que atrai, somente no mês de outubro, aproximadamente quatro mil pessoas. O passeio inclui, ainda, a visita a 14 fazendas. Os turistas podem comprar artesanato e produtos caseiros orgânicos como pó de café, frutas, queijos e doces. ​

Devotos comemoraram entrega de trecho da via

​Para o operador José Renato Escudine, de 29 anos, que visitou o santuário com a mulher e os dois filhos, a estrada pavimentada torna o acesso ao local religioso mais rápido e seguro.

– Já estava na hora de termos esta obra. Estamos muito satisfeitos com o resultado – disse José.

Devoto da santa, Sócrates Velasco, de 33 anos, compareceu pela terceira vez ao santuário. Ele percorreu a pé 72 quilômetros em procissão​ para agradecer os pedidos obtidos.

– A diferença é enorme. Antes era lama, terra. Nos últimos três anos, o número de fiéis aumentou consideravelmente – disse o mecânico.