Home / REGIÃO / Câmara de Itaperuna aprova a implantação do estacionamento rotativo na cidade

Câmara de Itaperuna aprova a implantação do estacionamento rotativo na cidade

O projeto que institui o Sistema de Estacionamento Rotativo em Itaperuna foi aprovado nesta segunda-feira (05) em segunda discussão pela Câmara Municipal, com dez votos a favor.

Apenas três vereadores votaram contra o projeto, sendo eles, Franciney Luiz de França (França Bombeiro), Rogério Bandoli Boechat (Rogerinho) e Marcus Vinicius de Oliveira Pinto (Dr. Vinicius). No entanto, os vereadores fizeram questão de frisar que são a favor do estacionamento rotativo, não concordando com a forma como o projeto foi elaborado.

Já o presidente da Câmara, Alexandre Pereira da Silva (Alexandre da Auto Escola) destacou que o tema “estacionamento rotativo” vem sendo discutido há anos e que precisa definitivamente sair do papel.

– Esse é um projeto que nós estamos lutando há anos para que saia do papel. Já realizamos audiências públicas, nos reunimos com diversos setores da sociedade, sempre tentando achar o melhor para a cidade. Esse é um tema que merece toda a nossa atenção e, precisamos buscar melhorias para o nosso trânsito – reforça o presidente.

Entenda alguns pontos do projeto – O projeto apresentado pelo Executivo Municipal institui o Sistema de Estacionamento Rotativo mediante remuneração de veículos automotores nas vias públicas do município, a ser operacionalizado sob o regime de concessão onerosa.

O projeto prevê a utilização de sistema que permita total controle da arrecadação, permitindo também a aferição imediata de receita, preferencialmente por sistema online, através da Secretaria Municipal da Receita, assim como por auditorias que se fizerem necessárias.

A empresa concessionária ficaria responsável em construir equipamentos sanitários urbanos, em número não inferior a quatro, na forma e condições a serem determinadas pelo Poder Concedente e os repassaria a este para que o mesmo o administre, ou faça a cessão operacional e financeira para instituição sem fins lucrativos.

O sistema rotativo, denominado de “Área Azul”, estaria contido no Sistema Municipal de Estacionamentos Regulamentados, sob a competência da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, apta a organizar, gerenciar e fiscalizar a exploração do estacionamento.

Da redação da Rádio Natividade com informações da Agência Comuniqque