Home / DESTAQUE / Funcionários dos Correios de Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana paralisam atividades

Funcionários dos Correios de Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana paralisam atividades

A greve dos funcionários dos Correios no interior do Rio de Janeiro chegou ao décimo dia. Sem previsão para terminar, a mobilização ganhou novas adesões já que agências e Centros de Distribuição Domiciliária (CDD) de Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana também paralisaram suas atividades nesta última terça-feira (22). Ao todo, no Norte e Noroeste Fluminense têm 562 servidores que aderiram ao movimento.  Em Natividade, o funcionamento na agência da cidade é considerado normal e a atendimento ao público não sofreu alteração.

A categoria reivindica reposição de inflação de 9,5%, mais aumento real de 10% ganho real, e a manutenção das condições do plano de saúde. A data base da categoria é agosto. Entretanto, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ofereceu, através de negociação intermediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), 3% de reajuste agora, mais 3% em janeiro, o que não agradou aos servidores.

A greve nacional dos servidores dos Correios teve início no dia 15 deste mês, após os trabalhadores rejeitarem uma proposta intermediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e que previa reajuste linear de R$ 200 em forma de gratificação. Até o momento nenhuma contraproposta foi oferecida à categoria, apesar do pedido de reabertura das negociações.

Nesta sexta-feira (25/09), às 15h, terá uma nova audiência de conciliação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), e logo após, às 18h está prevista no Rio de Janeiro, assembleia que decidirá se a categoria aceita ou não a proposta.  De 36 sindicatos que os representam, 20 estão apoiando a greve e 16 não apoiam.

Da redação da Rádio Natividade com informações do Ururau – Foto: Blog Adilson Ribeiro