Home / DESTAQUE / Construção de ponte beneficia população rural de Varre-Sai e municípios vizinhos

Construção de ponte beneficia população rural de Varre-Sai e municípios vizinhos

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) concluiu os serviços de construção de uma ponte e seus acessos na RJ-230, no distrito de Santa Rita do Prata, município de Varre-Sai.

Com 20 metros de extensão e 10,50 metros de largura, a ponte atende aos moradores da região cafeeira, principalmente de Guaçuí (ES), Rosal e de Bom Jesus de Itabapoana. São beneficiados mais de 400 produtores de café da região e municípios vizinhos.

O valor da obra, iniciada em março de 2014 sob a administração direta do DER, foi de R$ 1.480.107,00. Foram empregados 32 funcionários nas intervenções em Varre-Sai.

Por seu clima frio e altitude elevada, Varre-Sai se destaca como maior produtor de café do do Rio de Janeiro. Quarta sede de município mais elevada do estado, a cidade também é conhecida por ter a maior colônia de descendentes de italianos, que representam mais de 70% da população local.

Além da produção cafeeira, outro importante segmento da economia que está se desenvolvendo no município é o turismo. A maior atração local é o Festival do Vinho e a Festa da Colônia Italiana. Importante rota de acesso ao Parque Nacional de Caparaó, Varre-Sai, também tem destaque no turismo de aventura e rural, graças às suas fazendas de café e hotéis-fazenda.