Home / DESTAQUE / Gestores do Noroeste Fluminense participam do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Gestores do Noroeste Fluminense participam do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira, 13, foi realizado no auditório do Sebrae, o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu gestores públicos e privados que discutiram ações e ideias com o intuito de unir lideranças públicas e gestores privados ligados à atividade turística do interior do Estado.

De acordo com Paulo César ‘Contador’, secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, de Itaperuna, o fórum proporciona um debate mais objetivo, primando pela realidade local.

– Essa é uma oportunidade ímpar que não podemos desperdiçar e envolve toda a região Noroeste Fluminense. Discutir o fortalecimento do turismo no interior do Estado é algo que aproxima o Governo Estadual à nossa realidade. Turismo é mais emprego e mais geração de renda para os municípios e precisamos ter plena convicção disso, e buscar alavancar o setor em toda região – ratifica o secretário.

A Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio apresentou em Itaperuna, a décima edição do Fórum promovido pela Setur-RJ/TurisRio. Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo, o entrosamento promovido durante os fóruns tem sido primordial para acelerar projetos já alinhavados.

– Vamos percorrer as doze regiões turísticas do Estado com o objetivo de traçar um mapa das necessidades do turismo em cada município. O nosso Estado é completo em atrativos e, muitos deles, ainda são pouco conhecidos, até pelos próprios cidadãos fluminenses. São relíquias históricas, culturais, roteiros gastronômicos e recantos com um potencial sensacional. Nosso trabalho persegue o incentivo e a redescoberta desses pontos para fortalecer o turismo do Rio de Janeiro – diz Nilo.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos que objetivam potencializar o turismo regional. Em seguida, representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como o BPTur – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, a Comissão de Turismo da Alerj e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, realizaram exposições e apresentaram ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades.

Com informações do Decom/PMI – Foto: Marcelo Nunes