Home / DESTAQUE / Município de Porciúncula lança caderneta da gestante

Município de Porciúncula lança caderneta da gestante

As gestantes do município agora contam com um importante documento para acompanhamento de cada ação durante a gravidez. A Caderneta da Gestante, lançada em Porciúncula, vai conter todos os dados do pré-natal – consultas, exames, vacinas e o que for relevante para o acompanhamento da gravidez. Atualmente, cerca de 100 gestantes dos três distritos fazem o acompanhamento pré-natal através do Projeto Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro para lançamento da Caderneta da Gestante aconteceu na sede do Lions, clube de serviço parceiro em ações para a gestante, e reuniu a presidente da instituição, Dilza Bazeth, a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Aline Fraga, a representante da Pastoral da Criança, Lúcia Guedes, enfermeiros, psicóloga e membros da equipe de saúde que falaram às gestantes sobre questões que envolvem a gravidez e a responsabilidade de gerar um novo ser. “Precisamos caminhar juntas. Estaremos presentes neste momento de beleza e mudanças na vida de vocês”, disse a presidente do Lions Clube, cujo projeto Vida e Cegonha realiza reuniões mensais, palestras e ajuda no enxoval.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher aproveitou o momento para homenagear a funcionária Dilma Rezende, que implantou o programa no município em 1993 e vai se aposentar em breve. “A Dilma merece toda a nossa admiração e carinho pelo que ela conquistou e realizou junto à equipe de saúde para as gestantes do município. Antes dela, os atendimentos eram para todos, sem qualquer prioridade. Ela formou um espaço de atenção integral à gestante e sua família. Porciúncula tem muito que agradecer à Dilma”, concluiu a coordenadora Aline Fraga.

O encontro teve a presença da primeira gestante cadastrada no programa de Porciúncula, Ana Cristina Protásio, e sua filha Maria Carolina Protásio Mendes, que estava comemorando 21 anos.

O Programa Saúde da Mulher oferece toda a assistência à gestante. Vacinas, informações, nutricionista, psicólogo, neurologista, odontologista, assistente social, médicos ginecológico e obstetra, remédios, exames de laboratório e de imagem e teste do dedinho (para o casal) em parceria com o Laboratório Vital Brazil, que detecta precocemente infecções silenciosas que podem ser transmitidas pelos pais ao feto.

A partir de agora, as gestantes vão carregar, além de uma nova vida no ventre, toda a evolução desta vida registrada em uma caderneta contendo os passos no cuidado de sua saúde para a chegada saudável do bebê. “A Caderneta da Gestante é um instrumento fundamental para o registro das informações de acompanhamento da gestação. Vai servir tanto para a gestante como para o profissional da unidade de saúde. Essa é uma ferramenta a mais em todo acompanhamento diferenciado que hoje a prefeitura faz em relação à gestante”, explicou Aline Fraga.

Da redação da Rádio Natividade com Ascom/PMP