Home / DESTAQUE / Itaperuna recebe X-Tudo SESI Cultural durante o mês de julho

Itaperuna recebe X-Tudo SESI Cultural durante o mês de julho

Iniciativa do Sistema FIRJAN para democratizar o acesso à cultura no estado do Rio de Janeiro, o X-Tudo SESI Cultural traz a Itaperuna, durante o mês de julho, um cardápio repleto de atrações para diferentes públicos. O projeto vai levar ao palco do Teatro SESI Itaperuna um panorama do cenário cultural da atualidade, abrindo espaço tanto para artistas já reconhecidos nacionalmente como para novos talentos locais. Todas as atrações começam a partir das 20h.

O documentário “Folia, Fé e Reis”, dirigido por Othon Ribeiro, marca o início da programação, no dia 10. Em 39 minutos, o filme retrata a Folia de Reis, tradicional manifestação de religiosidade e uma das mais ricas expressões de cultura popular do Noroeste Fluminense, através de relatos do mestre Niquinho, da Folia Estrela do Oriente, e de seus foliões. Após a exibição, haverá um bate-papo com Othon Ribeiro e o mestre Niquinho.

No dia seguinte, 11, a banda Moby Jam sobe ao palco com o show “Sem Juízo”. Na estrada desde 2006, os músicos Marcelo Vargas (vocal e guitarra), Elson Braga (baixo) e Augusto Borges (bateria) têm a proposta de fazer o resgate do bom e velho rock’n roll, com repertório de músicas autorais e clássicos do rock nacional.

Mais um show e espetáculos teatrais

No show “Renato Russo e sua Legião Urbana”, a banda Cântarus vai relembrar, no dia 17, grandes momentos do ícone do rock brasileiro e do artista que levou a juventude a refletir sobre questões políticas e sociais. O grupo é composto pelos músicos Fabrício Chaves (voz e violão), Fábio Neves (voz, violão e baixo) e Flávio das Neves (bateria).

Já no dia 18, é a vez do espetáculo teatral Ricardo III, baseado na obra homônima de William Shakespeare. O monólogo, encenado pelo ator Gustavo Gasparini, narra a busca de Ricardo III pelo trono da Inglaterra. Para conquistar a coroa, ele destrói todos em seu caminho, até mesmo sua família. Dirigido por Sérgio Módena, a montagem brasileira foi indicada, em 2014, aos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR de Teatro.

A peça “Vende-se uma Geladeira Azul”, com texto de Rafael Cal e direção de Pedro Nercessian, encerra a programação, no dia 25. Todos os mais patéticos traumas infantis emergem quando três irmãos se encontram na antiga da casa da avó que os criou, pois é preciso dividir a herança deixada por ela: uma geladeira velha. Estrelado pelos atores Felipe Haiut, Leonardo Hinckel e Amanda Mirasci, o espetáculo foi o vencedor da edição de 2014 do Núcleo de Dramaturgia do SESI Cultural. O objetivo do projeto é dar oportunidade e descobrir novos dramaturgos para o teatro carioca.

Os ingressos para todas as atrações, exceto para o lançamento de “Folia, Fé e Reis”, cuja entrada é franca, custam R$ 10 e são vendidos antecipadamente no atendimento do SESI Itaperuna, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (22) 3811-9219 ou 3811-9246.

Para consultar a programação completa do X-Tudo SESI Cultural, que passará por diversas cidades do estado, acesse www.firjan.org.br/xtudo.