Home / DESTAQUE / Vagas abertas para educação de jovens e adultos na região Noroeste Fluminense

Vagas abertas para educação de jovens e adultos na região Noroeste Fluminense

Uma oportunidade para quem deseja retomar os estudos: o Sistema FIRJAN, por meio do SESI Rio, está com inscrições abertas para 134 vagas gratuitas em turmas de Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA) nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Ao todo, são 110 vagas para Itaperuna, no Noroeste, e 24 para Macaé, no Norte, todas no turno da noite. Em todo o estado, há 1.382 oportunidades.

A Educação Básica para Jovens e Adultos é destinada a pessoas que não tiveram acesso ou que não deram continuidade aos estudos no Ensino Fundamental e Médio no tempo convencional. A metodologia é aplicada de acordo com o perfil deste tipo de aluno: interesse, condição de vida e trabalho. Além do curso, os estudantes matriculados terão direito ao material didático (livros) também gratuitos.

Em Itaperuna, 75 oportunidades são destinadas para Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), 20 para Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e 15 para 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Já em Macaé, são 14 vagas para Ensino Fundamental II e 10 para Ensino Médio.

As inscrições podem ser feitas na própria escola SESI de interesse, até dia 22 de julho. Para participar, os candidatos às vagas de Ensino Fundamental precisam ter idade mínima de 15 anos e os candidatos às vagas do Ensino Médio a idade mínima de 18 anos. É necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de escolaridade anterior à fase que deseja cursar. Para os menores de idade, deverão ser apresentados os documentos dos responsáveis.

Caso o número de inscrições seja superior ao número de vagas oferecidas, haverá um sorteio no dia 25 de julho. A presença dos candidatos ou procuradores neste dia é obrigatória. O resultado do sorteio estará disponível nas escolas SESI e no site do Sistema FIRJAN do dia 28 de julho de 2015.

A matrícula daqueles que forem sorteados deverá ser realizada de 27 a 31 de julho na respectiva unidade em que o candidato concorreu à vaga. A previsão é que as aulas comecem no dia 3 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231 ou pelo www.firjan.org.br/educamais, onde está disponível o edital completo.